Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centro Cultural
Início do conteúdo da página

Centro Social Cultural Tiradentes

Acessos: 963

Localizado à Avenida Hermilio Alves, no coração de São João del Rei, o Centro Social Cultural Tiradentes abriga parte de sua história em dois museus, do Montanhismo Militar e da Força Expedicionária Brasileira.

Funcionamento: Terças a domingo - Das 08:00 às 16:00.

Capacidade de visitantes: devido à pandemia o número de visitantes está restrito, sendo no máximo 30 pessoas por visitação, o excesso deverá permanecer fora das instalações aguardando a próxima passagem. 

 

  • Museu da FEB

 O Brasil fora representado, durante a Segunda Guerra Mundial, nos campos gelados da Itália pela Força Expedicionária Brasileira que em sua constituição contou com o então 11º Regimento de Infantaria, hoje 11º Batalhão de Infantaria de Montanha. Suas façanhas na tomada da Linha Gótica como a conquista de Montese, um dos palcos mais sangrentos daquelas batalhas, podem ser rememorados pelo rico acervo do Museu da Força Expedicionária Brasileira. Armas lendárias, vestimentas e um pequeno registro documental conta a história de brasileiros que tombaram e os que regressaram deste épico evento.  

 

 

 

  • Museu do Montanhista Militar

 Herdeiro dos feitos heróicos nas alturas dos apeninos italianos durante a segunda grande guerra e com uma geografia privilegiada para tal prática, coube ao então 11º Batalhão de Infantaria desenvolver as técnicas e doutrinas das operações em terreno montanhoso. O Museu do Montanhista Militar conta essa história de pioneirismo e evolução enaltecendo a formação do combatente de montanha do Exército Brasileiro.

 

Fim do conteúdo da página