Comandante do 11º BI Mth
TENENTE-CORONEL GUSTAVO TIYODI NAKASHIMA
Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, o Tenente-Coronel Gustavo Tiyodi Nakashima estava servindo no Comando de Operações Terrestres, sediado em Brasília - DF.
Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2021.
Nascido em 4 de junho de 1981, na cidade de São Paulo, é filho do Coronel Tokio Nakashima e Clara Akiko Nakashima.
Incorporou às fileiras do Exército em 22 de fevereiro de 1997 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria, na Academia Militar das Agulhas Negras, em 24 de novembro de 2001, sendo classificado no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha.
Dentre os cursos militares que realizou, destacam-se:
Básico e Avançado de Montanhismo, Instrutor de Educação Física, Operações na Selva, Mestrado em Operações Militares, Aperfeiçoamento de Oficiais de Infantaria no Exército dos Estados Unidos e Comando e Estado-Maior.
Dentre as funções desempenhadas, destacam-se:
Comandante de Pelotão de Fuzileiros de Montanha, Instrutor da Seção de Instrução de Montanhismo, Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, Comandante da Nona Companhia de Guardas, Oficial de Estado-Maior de Batalhão e Brigada de Infantaria e Oficial de Ligação no Centro de Excelência de Manobra do Exército dos Estados Unidos.
Serviu ainda nas seguintes Organizações Militares:
13º Batalhão de Infantaria Blindado, Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva e Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.
Dentre as condecorações recebidas, destacam-se:
A Medalha Corpo de Tropa de Bronze, a Medalha do Pacificador, a Medalha Marechal Hermes de Prata com uma Coroa e a Medalha do Serviço Meritório dos Estados Unidos.