Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imagens > Galeria de Fotos > 74 anos da "Tomada de Montese"
Início do conteúdo da página
Galeria de Fotos

74 anos da "Tomada de Montese"

Envio em: Sexta, 10 de Mai de 2019, 00h00 | Voltar à página anterior

No dia 14 de abril de 1945, em  Montese, Itália, teve início o árduo combate travado pelos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), por ocasião da 2ª Guerra Mundial. A conquista de Montese era fundamental, pois caracterizava a ruptura da linha defensiva alemã no vale do Rio Panaro, conhecida como "linha Gengis Khan”, e abria caminho para o avanço aliado rumo à planície do Rio Pó.
As forças brasileiras atacaram Montese, no intuito de conquistar este ponto estratégico, alcançando franco êxito com os Soldados do então 11º Regimento de Infantaria, que constituiu a principal frente no centro da operação ofensiva.
Ao longo da semana de 8 a 13 de abril, o Regimento Tiradentes organizou diversas atividades comemorativas, entre elas a tradicional “Pista de Orientação de Montese”, o Concerto da Banda de Música e a celebração de uma missa, presidida pelo Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.
No dia 13 de abril, foi realizada uma Solenidade Militar em homenagem aos 74 anos da "Tomada de Montese". Participaram do evento, o General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, Vice-Chefe do Estado Maior do Exército e antigo Comandante do 11º BIMth,  General de Brigada Alcio Alves Almeida e Costa, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), além do Major Ivan Esteves Alves e dos Tenentes Edson de Souza Campose Nelson Peixoto Ribeiro Filho, integrantes da FEB.
Celebrar a Tomada de Montese é rememorar os feitos dos heróis brasileiros que compuseram a FEB e participaram desse feito. Homenagear esses homens, muitos deles filhos de São João del-Rei, é manter viva a chama do sentimento de liberdade, tão presente na terra onde nasceu Tiradentes, protomártir da Independência do Brasil.
Nas palavras do comandante do IV Corpo de Exército dos Estados Unidos, General Crittenberger, se referindo à Tomada de Montese, “só os brasileiros mereceram as minhas irrestritas congratulações; com o brilho do seu feito e seu espírito ofensivo, a divisão brasileira está em condições de ensinar às outras como se conquista uma cidade”.


registrado em:
Fim do conteúdo da página